domingo, 24 de novembro de 2013

Critérios utilizados na elaboração de material didático na EAD

No ensino a distância não deve haver diferença entre a metodologia utilizada no ensino presencial. As metodologias mais eficientes no ensino presencial são também as mais adequadas ao ensino a distância. O que muda, basicamente, não é a metodologia de ensino, mas a forma de comunicação. Isso implica afirmar que o simples uso de tecnologias avançadas não garante um ensino de qualidade, segundo as mais modernas concepções de ensino12 . As estratégias de ensino devem incorporar as novas formas de comunicação e, também, incorporar o potencial de informação da Internet.
Hoje temos a educação presencial, semi-presencial (parte presencial/parte virtual ou a distância) e educação a distância (ou virtual). A presencial é a dos cursos regulares, em qualquer nível, onde professores e alunos se encontram sempre num local físico, chamado sala de aula. É o ensino convencional.

Elaboração de material didático para Educação a Distância

O material didático  dirige-se, simultaneamente, a professores e alunos e apresenta-se como elemento fulcral na produção, circulação e apropriação de  conhecimentos  decisivos  para  a  qualidade  do  aprendizado,  resultante  das  atividades  escolares .  Conforme  utilizado  pelos  professores ou pelos alunos, o livro didático preenche funções diferentes.

Quando  usado  pelo  aluno,  o manual  escolar  tem funções  relacionadas  com  a  aprendizagem  e  com  a  vida quotidiana e profissional. Como ferramenta de aprendizagem, o livro procura  possibilitar  a  transmissão  dos  saberes,  o  mesmo  é  dizer,  comunicar  ao  aluno  uma  série  de  informações  que  ele  deverá,  no  essencial,  reproduzir.