domingo, 24 de novembro de 2013

Elaboração de material didático para Educação a Distância

O material didático  dirige-se, simultaneamente, a professores e alunos e apresenta-se como elemento fulcral na produção, circulação e apropriação de  conhecimentos  decisivos  para  a  qualidade  do  aprendizado,  resultante  das  atividades  escolares .  Conforme  utilizado  pelos  professores ou pelos alunos, o livro didático preenche funções diferentes.

Quando  usado  pelo  aluno,  o manual  escolar  tem funções  relacionadas  com  a  aprendizagem  e  com  a  vida quotidiana e profissional. Como ferramenta de aprendizagem, o livro procura  possibilitar  a  transmissão  dos  saberes,  o  mesmo  é  dizer,  comunicar  ao  aluno  uma  série  de  informações  que  ele  deverá,  no  essencial,  reproduzir.


Contudo,  a  sua  função  vai mais  além,  abrangendo  também  a  consolidação  das  aquisições,  pela  avaliação  da  aprendizagem,  numa  perspectiva  formativa  de  diagnóstico  das  dificuldades  encontradas  e  o  encontro  de  caminhos de remediação.
No que diz  respeito às  funções  relacionadas  com o estabelecimento de  ligações com a vida quotidiana e profissional, o manual escolar promove a  autonomia  do  aluno,  a  estruturação  do  espírito  e  a  iniciação  estética  e cultural.  Possibilita,  também,  ao  aluno  acessar  um  conjunto  de  referências básicas  de  informação  sobre  a  realidade  que  o  rodeia,  bem  como  sobre elementos  sociais  e  culturais.  Além  disso,  permite  a  integração  das aquisições,  que  pode  ser  vertical,  quando  a  conexão  dos  saberes  se  dá antes e depois de uma mesma disciplina, ou horizontal, quando se  trata da combinação  de  capacidades  e  de  competências  adquiridas  através  de
diversas disciplinas).

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