segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Pensamentos sobre Educação

“Não há educação fora das sociedades humanas e não há homens isolados. O homem, e somente o homem é capaz de discernir, de distinguir o “ser” do “não ser”, com esta capacidade ele alcança o ontem, reconhece o hoje e descobre o amanhã. Ao constatar essa realidade, ele se integra e se enraíza, em uma situação de tempo e espaço, tornando-se assim um ser crítico, que vive em transição.” (Paulo Freire)
“Somente através de uma transformação profunda na consciência dos homens é que se poderá atingir uma sociedade mais humana, menos injusta, mais digna de ser vivida, a fim de poder realmente desfrutar com alegria do privilégio de viver, criar e conviver. E esta transformação só poderá ser obtida, a meu ver, através de um processo educacional global e renovado, que parte da base, e que mature através de gerações, e que, por isso mesmo, não pode mais ser adiado.” (Geraldo Jordão Pereira)

A Educação No Espaço Não Escolar

INTRODUÇÃO
Acreditamos que todas as crianças, adolescentes e jovens têm o direito à educação e a possibilidade de vivenciar experiências e valores para a construção do seu projeto de vida. As instituições têm, na sociedade atual, um importante papel como co-participantes na construção das mudanças.
Oferecemos um programa educativo por faixa-etária com atividades contínuas, semanais, de três horas de duração com a liderança de voluntários capacitados pela organização.
Com método próprio, a dinâmica do bandeirantismo é o “aprender fazendo” através da experimentação, de novas situações e de novas habilidades. Os jogos e práticas esportivas, brincadeiras, acampamentos, as oficinas interativas de arte e comunicação, o serviço à comunidade, a mística, as conversas, discussões e debates que acontecem na vida em equipe e em grupo despertam a confiança, a capacidade de tomar decisões, de ajudar o próximo, a prontidão e atitudes para a liderança e para a vida.
Os bandeirantes em suas comunidades, em âmbito estadual ou nacional, desenvolvem ou ajudam projetos sociais que visam a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde atuam.

Educação de Crianças Autistas

Inicialmente, o termo autismo foi implantado por Bleuler (1911), ligado à sintomatologia abrangente que ele havia estabelecido para unificar, através da esquizofrenia, o campo das psicoses. O autismo era chamado “dissociação psíquica”, que se referia ao predomínio da emoção sobre a percepção da realidade.

Ao longo das décadas de 70 e 80, o autismo passa a ser visto, predominantemente, como um distúrbio cognitivo. Nessa época, ele deixa de ser considerado como uma condição envolvendo basicamente retraimento social e emocional, e passa a ser concebido como um transtorno do desenvolvimento envolvendo déficits cognitivos severos com origem em alguma forma de disfunção cerebral.

O Professor - Divas no Divã

sábado, 27 de outubro de 2012

Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro

Dica de Filme

O filme "Meu nome é Rádio" baseado em fatos reais, aborda a superação de um jovem, personagem vivenciado por James Kennedy, que apresentava uma deficiência,e um treinador de futebol americano (conhecido como Harold) , que ao lecionar num colégio buscou fazer a diferença, inserindo James num âmbito escolar.
 A partir do filme analisa-se algums pontos e situações relevantes como o papel do educador, a família e a escola.Sendo o primeiro ponto percebido a conduta do treinador ao aplicar nos seus alunos um treinamento prolongado,pelo modo como trataram James ao trancar no quarto,amarrando.
A observaçao e a maneira que se aproximou de James analisando seu comportamento , passando a acompanhá-lo em todos os momentos de sua vida. A preocupação em conversar com sua mãe sobre o problema que tinham , e o desafio com a diretoria para que viesse perceber como lhe dar com a deficiência de James.

Pensamento de Paulo Freire


"O homem, e somente o homem é capaz de discernir, de distinguir o ser do não ser, com esta capacidade ele alcança o ontem, reconhece o hoje e descobre o amanhã. Ao constatar essa realidade, ele se integra e se enraíza, em uma situação de tempo e espaço, tornando-se assim um ser crítico, que vive em transição."


(Paulo Freire)

Pedagogia Progressista

Principais características

    A escola é condicionada pelos aspectos sociais, políticos e culturais, mas contraditoriamente existe nela um espaço que aponta a possibilidade de transformação social.
    A educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social e explicita o papel do sujeito construtor/transformador dessa mesma realidade.

Teoria Crítica

    Sustenta a finalidade sócio-política da educação.
    Instrumento de luta de professores ao lado de outras práticas sociais.

Período de Predominância

    1960-1990