Principais características
A escola é condicionada pelos aspectos sociais, políticos e culturais, mas contraditoriamente existe nela um espaço que aponta a possibilidade de transformação social.
A educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social e explicita o papel do sujeito construtor/transformador dessa mesma realidade.
Teoria Crítica
Sustenta a finalidade sócio-política da educação.
Instrumento de luta de professores ao lado de outras práticas sociais.
Período de Predominância
1960-1990
A Pedagogia Progressista divide-se em três Tendências Pedagógicas. Clique abaixo para acessar suas principais ideias.
Libertária
Libertadora
Histórico-crítica
A escola é condicionada pelos aspectos sociais, políticos e culturais, mas contraditoriamente existe nela um espaço que aponta a possibilidade de transformação social.
A educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social e explicita o papel do sujeito construtor/transformador dessa mesma realidade.
Teoria Crítica
Sustenta a finalidade sócio-política da educação.
Instrumento de luta de professores ao lado de outras práticas sociais.
Período de Predominância
1960-1990
A Pedagogia Progressista divide-se em três Tendências Pedagógicas. Clique abaixo para acessar suas principais ideias.
Libertária
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