segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A Educação No Espaço Não Escolar

INTRODUÇÃO
Acreditamos que todas as crianças, adolescentes e jovens têm o direito à educação e a possibilidade de vivenciar experiências e valores para a construção do seu projeto de vida. As instituições têm, na sociedade atual, um importante papel como co-participantes na construção das mudanças.
Oferecemos um programa educativo por faixa-etária com atividades contínuas, semanais, de três horas de duração com a liderança de voluntários capacitados pela organização.
Com método próprio, a dinâmica do bandeirantismo é o “aprender fazendo” através da experimentação, de novas situações e de novas habilidades. Os jogos e práticas esportivas, brincadeiras, acampamentos, as oficinas interativas de arte e comunicação, o serviço à comunidade, a mística, as conversas, discussões e debates que acontecem na vida em equipe e em grupo despertam a confiança, a capacidade de tomar decisões, de ajudar o próximo, a prontidão e atitudes para a liderança e para a vida.
Os bandeirantes em suas comunidades, em âmbito estadual ou nacional, desenvolvem ou ajudam projetos sociais que visam a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde atuam.

Cerca de 30.000 pessoas são beneficiadas anualmente com as atividades que o bandeirantismo desenvolve nas comunidades onde atua.
O Movimento Bandeirante está aberto para a participação de meninos e meninas, crianças, adolescentes e jovens, a partir dos 05 anos de idade.
Agora vamos mostrar a vocês a importância desse movimento para a educação.

HISTÓRIA
A Federação de Bandeirantes do Brasil é uma instituição de educação não formal, sem fins lucrativos, filantrópica e não político partidária dirigida ao público infanto-juvenil, sem distinção de origem, raça, sexo, credo e quaisquer outras formas de discriminação, que, através de um programa co-educativo, aborda questões como: ecologia, voluntariado, cidadania, alimentação e nutrição, saúde preventiva e mobilização para com os problemas sociais.
Acreditamos que investindo na educação de crianças e jovens, transformando-os em cidadãos mais participantes, certamente estaremos contribuindo para a formação de adultos mais conscientes de seu papel na sociedade e convictos quanto à importância de sua participação na melhoria da sociedade em que vivem.
Trabalhamos com crianças a partir dos 5 anos, e jovens divididos em 4 faixas etárias para desenvolvimento dos programas. Uma vez dentro do Movimento, as crianças e jovens desenvolvem Programa do Ramo a que pertencem. O Movimento também está aberto a adultos voluntários que atuam na coordenação das atividades e direção da sua organização.
O Movimento Bandeirante iniciou-se na Inglaterra em 1909, criado por Lord Robert Baden-Powell, coronel, militar inglês. Com suas experiências militares e de treinamento de jovens, lançou uma série de publicações destinadas ao público infanto-juvenil.
Em 13 de agosto de 1919 quando 11 jovens fizeram a primeira promessa bandeirante na cidade do Rio de Janeiro surgia oficialmente uma Instituição que marcaria sua existência formando cidadãos mais conscientes e ativos na sociedade.”
A vida bandeirante acontece nos grupos e equipes. Os grupos bandeirantes se estabelecem em Ramos, ou seja, a partir da divisão por faixa etária.
Ciranda: 05 a 09 anos
Grupo de Bandeirante 1 (B1): 09 a 12 anos
Grupo de Bandeirante 2 (B2): 12 a 15 anos
Clã de Guia: 15 a 18 anos (ou até 21 anos, no caso dos Guias Auxiliares).
As ações educativas desenvolvidas para cada Ramo Bandeirante são adequadas aos interesses e necessidades das crianças, adolescentes e jovens. Cada Grupo formado a partir do Ramo tem a sua identidade, mística, e atividades próprias; tem uma estrutura singular, e neles os bandeirantes são reunidos em equipes.
As equipes têm um significado especial no Movimento Bandeirante. Cada equipe é formada por 06 a 08 bandeirantes (as equipes, no ramo ciranda, são compostas de 06 crianças, e é chamada de sextilha).
A equipe cria sua identidade, através de um nome, um símbolo, uma cor, um totem... Cada integrante é convidado a assumir uma responsabilidade como coordenador, sub-coordenador, tesoureiro, secretário, fotógrafo, pesquisador e enfermeiro. Todos os Bandeirantes têm a oportunidade de passar por diferentes experiências e responsabilidades, para o seu crescimento e de sua equipe. Além disso, a convivência em equipe é uma oportunidade de formar lideranças.
Este sistema de organização e funcionamento das equipes é próprio ao Movimento Bandeirante, e se constitui como um espaço de interação, descoberta de si e do outro, e um estímulo à auto-progressão, no qual o bandeirante é entendido como agente do seu crescimento.
Como trabalhamos:
- Reuniões Bandeirantes
- Grupos & Equipes
- Atividades

Projetos de Educação para Saúde:
- Projeto OAV
- Cultura da Paz, Combate a Fome
- Campanha do Agasalho
- Educação pelo Esporte

Projetos de Educação e Cultura:
- Fórum do Futuro
- Guias em Ação, Cidadania é a Opção
- Maluquinho por Leitura
- Cartão Social
- Bandeirantismo na Diversidade
- Projeto Cri Cri – Criança Criativa
- Dia Global do Voluntariado Jovem
- Dia de Fazer a Diferença

 .MÉTODO BANDEIRANTEO Nosso Movimento tem um método de educação próprio baseado na vida em pequenos grupos (divididos por faixas etárias), na convivência entre jovens e adultos, na adesão a um compromisso pessoal e respeito a valores éticos, na convivência com a natureza, na busca constante de sua progressão, na simbologia característica do Movimento, no serviço comunitário e na educação pela ação.O Método Bandeirante expressa, em seus elementos, o pensamento do fundador do Bandeirantismo, Lord Baden-Powell, e os princípios que o norteiam constituem a unidade de Ação do Bandeirantismo em todo mundo. Saibam quais são os elementos do método:  VIVÊNCIA DA PROMESSA E DO CÓDIGO BANDEIRANTEO ato de comprometer-se livremente diante de um Grupo torna a criança e o jovem responsáveis pela palavra dada, fazendo-os buscar permanentemente o aperfeiçoamento dessa promessa. A Promessa e o Código são um incentivo às crianças e aos jovens para viverem em harmonia com os valores morais, sociais, culturais e espirituais. Eles expressam de maneira compreensível os princípios Bandeirantes. Estes valores determinam a conduta moral e a busca de uma dimensão espiritual, além do mundo material.  CONVIVÊNCIA E TRABALHO EM EQUIPEA vida em equipe é o elemento central do Método Bandeirante. Na equipe, a criança e o jovem ampliam as relações interpessoais, o exercício do pensamento democrático e do comportamento solidário e cooperativo. Sua grande força é favorecer o desenvolvimento da responsabilidade, da participação, da liderança e do auto controle, colaborando na formação do caráter e no conhecimento dos direitos e deveres.  APRENDER FAZENDOOutro elemento do Método é o da Educação Ativa em que a aprendizagem se faz através da observação, experimentação e da atividade individual, permitindo à criança e ao jovem, por si mesmos, adquirirem habilidades e experiências, assim como, o desenvolvimento da sua auto-estima e criatividade. É a Educação pela ação.  SERVIÇO NA COMUNIDADEO serviço na comunidade e a participação são uma expressão real dos princípios do Movimento e também um meio de formação. Aprender servindo é uma forma de conhecimento de si mesmo e do outro, de integração social efetiva, de estímulo à iniciativa e assimilação de valores, tais como: a justiça, a solidariedade e o respeito aos direitos dos outros.  CONVIVÊNCIA AO AR LIVREEntendimento da natureza como espaço propício à compreensão e à vivência da importância do outro, do grupo, nos desafios e conquistas cotidianas – seja no campo, seja na cidade. Valorização da natureza como espaço de descobertas, de incentivo à criatividade, de aventuras, de observação e conhecimento, de contato com a vida em suas diferentes formas, e do entendimento do homem como parte dela integrante. Importância ao respeito e a preservação dos ambientes naturais e construídos. Reconhecimento da natureza como um ato da Criação, um espaço de sensibilização, de contemplação e vivencia espiritual.  AUTO PROGRESSÃOO Método Bandeirante se expressa em um programa de atividades em Grupos e habilidades individuais progressivas. Tem como finalidade, satisfazer um desenvolvimento gradual e harmônico da criança e dos jovens, numa progressão de atitudes frente aos valores do movimento. CONVIVÊNCIA ENTRE JOVENS E ADULTOSDentro do Movimento, o adulto se integra ao Grupo como elemento de apoio e animação, e coopera para garantir o espaço e favorecer a progressão permanente da criança e do jovem, mantendo-se consciente quanto ao seu papel de testemunha dos valores do Movimento. A autoridade adulta existe como um serviço para liberdade dos jovens. EXPRESSÃO E SIMBOLISMOVivência da mística – dos símbolos, dos gestos, das palavras, dos cerimoniais – que trazem a história, a unidade e a identidade do bandeirantismo no grupo, no país e no mundo. Incentivo a comunicação através da arte, do ritual e da valorização do sagrado. Os símbolos ilustram os valores e ideais do bandeirantismo e constituem também o marcos de engajamentos, conquistas, atuações, participações e progressão.A Semana Mundial do Brincar acontecerá de 23 a 29 de maio em diversos países.O incentivo e organização dessa semana é do Movimento Mundial ALIANÇA PELA INFÂNCIA, que acredita que as crianças têm que poder ter tempo para serem crianças e que para issoacontecer de fato, elas têm que brincar.Em São Paulo, o Movimento Bandeirante é parceiro da Aliança pela Infancia, e realizaráatividades abertas a população em praças e parques para resgatar a brincadeira pura,simples e de fácil apropriação por todos que venham participar.A Brincadeira, o jogo, a parlenda, entre tantos outros, contribuem para o desenvolvimentonatural físico, motor, emocional e social das criançasPROJETO BANDEIRANTISMO EM SALA DE AULADesde agosto de 2005, o Núcleo Jequitibá da FBB/SP, desenvolve o projeto “Bandeirantismo em Sala de Aula” - um trabalho em parceria com a EMEF Prof. Olavo Pezzotti. A Metodologia do Movimento Bandeirante é levada aos alunos durante o horário escolar, com o intuito de promover a
formação das crianças para a Cidadania Ativa, ampliando as referências do universo sócio-cultural infantil, sob enfoque da Cultura de Paz.O sucesso do projeto piloto possibilitou a expansão e continuidade do projeto nos demais anos letivos.2005 – projeto piloto - 32 crianças (de 7 a 8 anos) atendidas diretamente2006 – 180 crianças (de 6 a 8 anos) atendidas diretamente e 600 pessoas indiretamente2007 – 260 crianças (de 6 a 9 anos) atendidas diretamente e 900 pessoas indiretamente2008 – 420 crianças (de 6 a 10 anos) atendidas diretamente e 1.450 pessoas indiretamenteOBJETIVOS:Desenvolver habilidades e competências cognitivas, motoras e sócio afetivas;Aproximar as crianças de situações que as possibilitem lidar com a diversidade, ampliando o universo cultural infantil;Criar oportunidades para que as crianças conheçam os recursos da comunidade, tenham acesso ao espaço público
desenvolvendo respeito e cuidado ao bem comum;Ampliar as possibilidades de auto-estima da criança e da conquista de autonomia;Inserir as crianças nas situações de aprendizagem e brincadeiras;Trabalhar a inclusão, na Escola, na sala, nos grupos de trabalho e de jogos;Trabalhar as relações no grupo e na comunidade;Envolver as famílias em dinâmicas de grupo, oficinas, palestras e reuniões;Aproximar uma metodologia diferenciada e promover uma reflexão contínua e processual da prática educativa,
junto ao corpo docente.RESULTADOS QUALITATIVOS:Avaliação realizada com pais, professores e direção da escolaMudanças de atitude e comportamento: Respeito às regras estabelecidas;
Aprender a trabalhar em equipe;
Exercício de liderança.
Habilidades físicas;
Desenvolvimento dos sentidos;
Utilização de diferentes formas de expressão.
 O PÚBLICO BENEFICÁRIO:Atendimento direto – crianças, adolescentes e jovens, inseridos na instituição de ensino formal público ou privados. Atendimento indireto – professores, coordenação pedagógica e direção da escola, funcionários, pais e comunidade escolar.Esse modelo de educação diferenciada pode ser implantado em outras escolas, em virtude de seus resultados e demonstração de sua eficiência, como incentivo à articulação de novas comunidades e de educadores à transformação e complementação da realidade educacional local.A experiência ininterrupta de 90 anos em educação não formal do Movimento Bandeirante, apoiando e complementando a
educação formal e informal dá credibilidade e embasamento às ações e projetos desenvolvidos pela Federação de Bandeirantes do Brasil.Oficinas   * Música   * Pintura   * Teatro   * Artesanato   * Reciclagem   * Culinária   * Dança   * Fotografia   * Jardinagem.Jogos   * Noturnos   * Cordas   * Aquáticos   * Bases   * Pistas   * Estratégias   * Caça ao tesouro   * Faz de conta. Cidadania   * Declaração Universal dos Direitos Humanos   * Constituição Brasileira   * ECA   * Democracia   * Cuidados pessoais   * Os alimentos   * Sexualidade   * Álcool   * Drogas   * Meio ambiente   * Lixo   * Reciclagem   * Saúde e segurança   * Linguagem de sinais   * 2012: dedicar, repassar, compartilhar – ofereçam as plantas, as conquistas e os resultados e compartilhem com sua comunidade. Passem adiante sua “colheita” literalmente ou simbolicamente.Anexos

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Onilda Alves de Souza- 53 anos de Bandeirantismo.
Itabuna- Bahia

UNIDADE I ATIVIDADE
A Literatura Infanto-Juvenil e a formação dos Estados Nacionais Europeus. QUESTÃO COMPLEMENTAR:
1 – Elabore um comentário sintético sobre as relações entre a formação dos Estados Nacionais e o início da Literatura Infanto-Juvenil, tendo por base o móduloe o texto abaixo:

“A literatura infanto-juvenil tem sua origem vinculada a um processo de transformação na ordem social européia, que apresenta como ponto central a ascensão da classe burguesa e o estabelecimento do modo burguês de viver como dominante. Essa transformação se dá em um processo lento, que se instaura no final da Idade Média e atinge seu ápice no século XVIII.
Na sociedade medieval, a população estava distribuída em classes estanques, sem nenhuma mobilidade. Quem nascia servo, seria servo por toda a sua vida, quem nascia senhor, assim permaneceria até a sua morte.
[Essa estrutura social] não privilegia a família nuclear, constituída de pai, mãe e filhos. Os vínculos de afeto nas relações de parentesco não são estimulados da forma como serão tempos mais tarde. Além disso, não verificamos, nessa sociedade, a noção de espaço privado, tão importante, posteriormente, para definir o espaço ocupado pela família.
[E somente com a] constituição da família nuclear burguesa [é que se desenvolve] o conceito de infância”.
(PEREIRA, Mara Elisa Matos. Literatura infantil e infanto-juvenil. Disponível em:
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABcbkAI/literatura-infantil-infanto-juvenil.)

2) QUESTÃO DO MÓDULO:
Resolva as questões a, b e c:
Obs.: alterar o enunciados das questões:
a) De acordo com o texto...
b) Acrescentar “Justifique:” no final da questão.

Abraços,
Fátima e Silvana

Fonte: Trabalhos Feitos

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